NOVA XAVANTINA

Professor da Unemat de Nova Xavantina avalia impactos das queimadas em entrevista a site europeu

COMPARTILHE


O professor e pesquisador da Universidade do Estado de Mato Grosso, Doutor Ben Hur Marimon Júnior, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação do Câmpus da UNEMAT Nova Xavantina, a 650 km de Cuiabá, concedeu uma entrevista para a reportagem do correspondente da Rede de Televisão de Portugal (RTP) no Brasil, o jornalista Pedro Sá Guerra. 

Na reportagem publicada no site www.rtp.pt no último dia 24 de agosto, o Professor Ben Hur analisa os impactos das queimadas e alerta para a possibilidade de desertificação em áreas de queimadas recorrentes. Em relação às matas de transição cerrado-floresta amazônica, o pesquisador destaca que “quando o fogo entra na mata o problema é muito maior, pois a floresta demora mais para se recuperar”. 

O Professor Ben Hur possui doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília e pós-doutorado em ecologia florestal pela Universidade de Leeds, Inglaterra. É pesquisador permanente da RAINFOR Network (Universidade de Leeds, Inglaterra), da rede Global de Monitoramento de Ecosistemas (Universidade de Oxford) e da ATDN (Amazon Tree Diversity Network). Possui experiência em ecologia florestal, atuando principalmente em fitogeografia, ciclos biogeoquímicos, mudanças climáticas, balanço do carbono e carbono pirogênico na agricultura. 

Veja a reportagem completa acessando o link a seguir: 

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/incendios-em-cuiaba-deixaram-marcas-irreversiveis_v1168393

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias