NOVA XAVANTINA

Setae cancela autorização de descarga de esgoto de Água Boa na ETE de Nova Xavantina

COMPARTILHE


O Serviço de Tratamento de Água e Esgoto – Setae de Nova Xavantina rescindiu o contrato de prestação de serviço com empresas de limpa fossas de Água Boa.

A anulação se deu após uma polêmica envolvendo um empresário de Nova Xavantina, ao gravar um vídeo, ter insinuado, segundo o Codema, que os dejetos que estavam vindo de Água Boa, seriam jogados no Rio das Mortes; ao qual, tal insinuação foi classificada pelo Codema como fakenews.

As empresas de limpa fossas de Água Boa foram notificadas por meio de um documento de ‘Cancelamento de Autorização de Descarga de Esgoto’ emitido nesta última quinta-feira, 22 de agosto; onde, no documento, aponta a repercussão negativa o principal motivo do cancelamento.

Desde abril de 2019, os dejetos de fossas de Água Boa, não podem mais ser despejados no Aterro Sanitário (lixão) daquele município por não haver estrutura necessária, nem autorização ambiental (licença) para isso.

Quando a Defensoria Pública da comarca de Água Boa foi informada dos fatos, imediatamente notificou a empresa responsável por administrar o lixão e a prefeitura de Água Boa, impedindo a continuação do serviço. De lá para cá, as empresas de limpa-fossas passaram a descartar os dejetos em uma lagoa de decantação de Nova Xavantina, licenciada para tal atividade.

Segundo as empresas de limpa-fossas de Água Boa, a Defensoria Pública da comarca já foi informada desse fato recente. Um novo encontro está marcado para a próxima terça-feira, 27 de agosto, para voltar a discutir o assunto; pois, a cidade de Água Boa não tem para onde encaminhar os dejetos (merda).

Os dejetos e resíduos que vinham da cidade de Água Boa estavam sendo descartadas na lagoa de decantação em Nova Xavantina; ou seja, todo o resíduo estava passando por um método físico de separação como a filtração.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias