NOVA XAVANTINA

Saiba o que é ‘FATO ou FAKE’ na polêmica do Caminhão de Limpa Fossas de Água Boa

COMPARTILHE


O portal de Notícias NX1, divulgou na manhã desta última segunda-feira, 19/08, uma matéria intitulada “Codema emite nota dizendo que vídeo de empresário de Nova Xavantina é Fake News”; onde, o Codema afirma que a fala do empresário de Nova Xavantina, Franciley Gomes de Melo, o Francy FCL, deturpa a veracidade dos fatos, incitando aqueles que visualizam o vídeo a concluir que as limpas fossas do município de Água Boa estão descartando os resíduos no Rio das Mortes, em Nova Xavantina.

Pensando em dar transparência total a informação que por descuido de alguns leitores não entenderam a matéria, o NX1 preparou um material para mostrar o que é FATO e o que é FAKE a respeito do assunto; confira abaixo:

FATO OU FAKE

  1. FAKE – RESÍDUOS DE ESGOTO DE ÁGUA BOA SÃO JOGADAS NO RIO DAS MORTES – Essa informação é falsa e quem fala isso, torce contra Nova Xavantina.

  2. FATO – RESÍDUOS DE ESGOTO DE ÁGUA BOA SÃO TRAZIDOS PARA NOVA XAVANTINA – Está informação é verdadeira. A atividade de limpa fossa é licenciada pelo CODEMA, assim no processo de licenciamento ambiental consta o local de descarte do resíduo sólido. Deste modo, as empresas que exercem esta atividade no município de Água Boa estão descartando os resíduos na empresa privada alocada em Nova Xavantina, a SETAE.

  3. FAKE – A EMPRESA SETAE NÃO PODE PEGAR ESGOTO DE OUTROS MUNICÍPIO – Esta informação é Fake. A Setae possui capacidade para receber e tratar estes resíduos sólidos recebidos de seu município ou de qualquer outro da região.

  4. FAKE – ESTÃO TRAZENDO ESSES RESÍDUOS DE ESGOTO SEM NENHUMA AUTORIZAÇÃO – Esta informação é falsa. Em junho deste ano, houve uma reunião no Ministério público de Água Boa, com a presença da Defensoria Pública, representantes da Prefeitura Municipal de Água Boa e representantes das empresas limpa fossas, onde ficou previamente acordado destas empresas realizarem o descarte em estações de tratamento devidamente licenciadas, que é o caso da empresa privada SETAE.

  5. FAKE – NX1 DIZ QUE CAMINHÃO DE LIMPA FOSSAS DE ÁGUA BOA NÃO VEM PARA NOVA XAVANTINA – Está informação é falsa. O portal NX1 nunca afirmou ou foi contrário à afirmação; o portal apenas divulgou uma nota de esclarecimento do Codema afirmando que é 'fake' a fala que supõe que resíduos de esgoto são jogadas no Rio das Mortes.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias