NOVA XAVANTINA

Unemat realiza reunião com o Codema e prefeito de Nova Xavantina

COMPARTILHE


A reunião aconteceu no Câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso em Nova Xavantina no último dia 13 de agosto e contou com a presença do secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Médio Araguaia (CODEMA), Deiwis Schindler, do Diretor Político, Pedagógico e Financeiro (DPPF) do Câmpus, Cesar Crispim Vilar, do Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas e Sociais Aplicadas (FABIS), Rodrigo Anselmo Tarsitano, do Diretor Administrativo (DURA), Raphael Fernandes Lopes, dos coordenadores dos cursos de Agronomia e Engenharia Civil, Vandoir Holtz e Ana Heloísa Maia, da Assessora Jurídica da CODEMA,  a advogada Juliana Batista dos Santos e do Engenheiro Civil do consórcio Wanderson Vilela. Num segundo momento a reunião também contou com presença do prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz da Silva, o João Cebola.

A reunião foi provocada pelo secretário Deiwis e foi um primeiro contato entre o Consórcio e a Universidade com o objetivo de promover ações em cooperação para o desenvolvimento regional. Na ocasião o DPPF Cesar Crispim, convidou os membros do CODEMA para participarem da X Semana Científica em setembro, como forma de aproximar as duas entidades.

O secretário do CODEMA, evidenciou o interesse em “aproveitar” os conhecimentos técnicos-científicos produzidos pela Universidade nas ações do Consórcio que abrange 8 municípios: Água Boa (sede), Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira.

O prefeito de Nova Xavantina, João Cebola requereu do Consórcio um engenheiro de pesca para prestar assessoria técnica para os pequenos piscicultores do município, já que a Prefeitura pretende auxiliar na construção dos tanques nas propriedades que requererem e comprovarem necessidade de ajuda do município.

Para o prefeito a parceria com o Consórcio é uma saída estratégica para os municípios, além de otimizar os investimentos públicos na região. Para Deiwis Schindler “a universidade tem papel muito importante no desenvolvimento da região do médio Araguaia e pode contribuir na elaboração e execução de projetos em várias áreas, como infraestrutura, consultoria ambiental e turismo”. 

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias