NOVA XAVANTINA

Professora da Unemat é eleita chefe do Parque do Bacaba em Nova Xavantina

COMPARTILHE


Professora da Unemat, câmpus de Nova Xavantina, Beatriz Schwantes Marimon foi eleita para chefiar o Parque Municipal Mário Viana, conhecido como “Parque do Bacaba”. A eleição ocorreu durante a primeira reunião do novo comitê da unidade de conservação, ocorrida no câmpus da Unemat, no final do mês (29/04).

A nova mesa diretora também é composta pela professora Elaine Silva Dutra, como secretaria, e pelo Diretor Político, Pedagógico e Financeiro do Câmpus, professor Cesar Crispim Vilar, como tesoureiro. Os novos membros do comitê irão conduzir os trabalhos de regulamentação do uso da Unidade, bem como buscar investimentos para o Parque.

Entre os assuntos dessa primeira reunião do novo comitê gestor estavam a questão do ICMS Ecológico, que os membros acreditam ser indispensável para a manutenção da Unidade de Conservação, e a limpeza dos acessos ao Parque.

O Parque do Bacaba foi criado em 1992, por meio da Lei Municipal nº 457, como Reserva Biológica e, em 2002, transformado em Parque Municipal pela Lei n° 975. 

Como representante do poder público municipal, esteve presente na reunião o Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura Familiar, Edivaldo Celestino Barbosa e, representando as Associações de Moradores de Bairros de Nova Xavantina, a presidente do Bairro Xavantina Velha, Zênia Gonçalves Barros. Representando a Unemat, além dos citados, o Diretor Administrativo, Raphael Fernandes Lopes.

O Comitê Gestor- De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, toda UC deve ter um conselho gestor, que tem como função auxiliar o chefe da UC na sua gestão, e integrá-la à população e às ações realizadas em seu entorno. O conselho gestor deve ter a representação de órgãos públicos, tanto da área ambiental como de áreas afins e da sociedade civil, como a população residente e do entorno, população tradicional, povos indígenas, proprietários de imóveis no interior da UC, trabalhadores e setor privado atuantes na região, comunidade científica e organizações não-governamentais com atuação comprovada na região.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias