NOVA XAVANTINA

Secretaria de Turismo promove curso de Recuperação de matas ciliares e áreas de preservação permanente

COMPARTILHE


A Prefeitura Municipal de Nova Xavantina, por meio da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura Familiar, realizou o curso de “Recuperação de Matas Ciliares e Áreas de Preservação Permanente” em parceria com o Sindicato Rural e SENAR.

O curso aconteceu no Sindicato Rural e foram disponibilizadas 15 vagas que tinham como  público alvo os proprietários ou moradores próximos as áreas de preservação permanente (APPs), com carga horária de 24hrs, com aulas práticas e teóricas que aconteceram do dia 11/03 á 13/03.

Os alunos do curso estiveram ‘inloco’ na Bacia do córrego Mortinho, acompanhados pelo Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura Familiar, Edivaldo Dizé; onde, há dois anos os membros do Projeto Rio Limpo Rio Lindo, realizam uma ação que tem por nome “Vivo Mortinho”, plantando, reflorestamento e recuperando áreas degradadas.

Segundo o secretário Dizé, quanto mais degradada estiver, maior intervenção humana será necessária, pois a capacidade de regeneração pode estar comprometida. “Portanto, é preciso avaliar as condições da área degradada antes de decidir o melhor modo de recuperar e conservar.”, explicou.

São duas as principais vertentes que são trabalhadas: a primeira é a recomposição da mata ciliar através do plantio de mudas de espécies nativas, e a segunda é adoção de boas práticas de conservação de solo e água, uma vez que se trata de áreas com diversas fragilidades ambientais, demandando manejos diferenciados aos reservados às áreas produtivas fora das APPs.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias