NOVA XAVANTINA
Pesquisar
Close this search box.

Curso em olericultura orgânica qualifica 15 reeducandas de Nova Xavantina

COMPARTILHE


Uma parceria entre instituições de Nova Xavantina resultou na qualificação em olericultura orgânica (cultivo de legumes e hortaliças) de um grupo de reeducandas da unidade prisional do município.

Durante uma semana neste mês, o grupo de mulheres custodiadas passou pela capacitação que integra o projeto "Semeando Esperança", iniciativa que reúne diversas atividades de ressocialização.

Técnicos do Senar ministraram o curso prático na horta criada no Centro de Formação Espiritual Missionária de Nova Xavantina. As hortaliças cultivadas no local são vendidas à comunidade.

Além das contribuições do Senar e do Cefem, o curso contou com a parceria do Sindicato Rural de Nova Xavantina, Conselho da Comunidade e comércio local.

A diretora da unidade prisional, Guiomar Silva, explica que a equipe procura parcerias para ofertar às reeducandas cursos com os quais elas possam ter uma perspectiva de vida após cumprir a pena. “Muitos cursos são caros, e certamente um valor que elas não poderiam pagar. As parcerias são importantes para alcançar esse resultado, que dará uma oportunidade e uma nova chance à cada mulher após cumprir sua pena”.

Guiomar acrescenta que para este ano estão programados 13 profissionalizantes, sendo dez ofertados pelo Senar-MT e três pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) prisional. No ano passado, foram desenvolvidas cinco qualificações: confecção de peças íntimas, crochê em barbante, aproveitamento de soja e artesanato em fibra sintética pelo Senar e pintura imobiliária pelo Pronatec.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias