NOVA XAVANTINA

Vereador quer sistema de bueiros inteligentes para evitar enchentes e poluição do Rio das Mortes

COMPARTILHE


O vereador Eduardo Ribeiro (DEM) entrou com indicação ao Prefeito Municipal e secretaria de Infra estrutura, que promova a viabilização da implantação de sistema de bueiros ecológicos inteligentes nas principais vias de Nova Xavantina.

Em sua justificativa, a referida indicação se faz jus devido a funcionalidade do sistema, onde através da implantação de cestos telados retrateis nos bueiros das galerias de redes pluviais e perfazendo a referida manutenção periódica com ênfase e em períodos chuvosos, facilitará a funcionalidade do sistema capitação das referidas redes, e prevenindo danos ao patrimônio publico, privado e de ordem ambiental.

“Com a implantação dos bueiros inteligentes, o lixo não teria acesso direto ao Rio das Mortes. Esse sistema já esta sendo implantado em algumas cidades principalmente em regiões praianas voltadas para turismo”, disse o vereador.

O sistema é composto por um uma cesta de filtragem. Ela é  instalada dentro dos bueiros e tem capacidade de armazenar 300 litros. Age como uma peneira: retém os resíduos e deixa a água passar. No entanto, em períodos programados, a prefeitura vem e retira o lixo, que irá impedir que os bueiros fiquem obstruídos e, na hora das chuvas, agravem as enchentes.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias