NOVA XAVANTINA

MP, Prefeitura e Associação Rio Limpo Rio Lindo firmam parceria para preservar bacia do Córrego do Antártico

COMPARTILHE


Aconteceu na última semana, no gabinete do Promotor de Justiça de Nova Xavantina, Dr. Welinton Petroline, uma reunião entre o Ministério Público local, na pessoa de Dr. Welinton;  membros da associação ambiental Projeto Rio Limpo Rio Lindo e o Poder Executivo Municipal, na pessoa do Secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura Familiar, Edivaldo Celestino Barbosa, o Dizé.

Proposto pelo Ministério Público, o encontro teve por objetivo firmar uma parceria entre os envolvidos para a execução na bacia do Córrego do Antártico, do mesmo trabalho executado pelos ambientalistas na bacia do Córrego do Murtinho, que já dura dois anos e está em fase de conclusão.

PH ALTERADO

A ação foi proposta pela Promotoria após o conhecimento do resultado de uma análise encomendada pelo Ministério Público da qualidade da água do Córrego do Antártico, que deu alteração no fator PH, e normal nos outros fatores analisados.

“A água ainda está boa, mas é melhor prevenir do que remediar” disse o Promotor, garantindo a realização do trabalho através da destinação de recursos oriundos das multas arrecadas pelo MP nas causas judiciais.

PRESERVANDO AS NASCENTES

“O trabalho é longo e paciencioso, de sensibilização e conscientização dos chacareiros, de mudança de hábitos, etc; mas vale a pena preservar nossos mananciais de água” disse o coordenador do projeto e da associação, vereador Valteri Araújo.

A associação ambiental Projeto Rio Limpo, Rio Lindo” existe há treze anos, trabalhando na limpeza e conservação do Rio das Mortes, já tendo retirado dezenas de toneladas de lixo doméstico do rio, e realizado exames periódicos da qualidade da água.

Na bacia do Córrego do Murtinho, a mudança de hábitos dos chacareiros introduzidas, já mostram resultados na recuperação de nascentes e o consequente aumento no volume de água do córrego.

Lavrada em ata assinada por todos os presentes, na reunião ficou decidido que os trabalhos começarão logo após a conclusão do projeto na bacia do Murtinho.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias