NOVA XAVANTINA

Evento nerd na Escola JK mostra como a tecnologia pode estreitar laços na comunidade escolar

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Um exemplo de como a tecnologia pode estreitar os laços entre a comunidade escolar

A Escola Estadual Juscelino Kubistchek de Oliveira – JK, de Nova Xavantina-MT, a 650 km da capital Cuiabá, foi o palco do I Encontro Geek da cidade e contou com a participação dos alunos, professores, coordenadores e direção, que se empenharam para fazer do Evento uma ferramenta de atratividade e de convívio social na segurança do próprio ambiente escolar.

O Encontro foi realizado no sábado (29), com início às 17 horas e se dividiu em duas categorias. De um lado as equipes de Counter Strike -CS que, enquanto competiam entre si no Laboratório de Informática, tinham seus jogos transmitidos em tempo real na quadra da escola onde, por outro lado, os amantes e aficcionados por animes realizavam um desfile e concurso de Cosplay. Tudo dentro da Escola, sob a supervisão dos professores e organizadores e com ampla participação dos alunos.

Para os professores organizadores esse foi é um momento ímpar, pois os alunos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Informática, ofertada no Ensino Médio Profissionalizante, já que toda a estrutura foi montada pelos alunos com a supervisão dos professores.  É a teoria e a prática juntas na construção do conhecimento. Isso sem falar na oportunidade de socialização, evidenciando que a Escola deve ser o oásis em meio a aridez dos tempos atuais. Nesse aspecto, o professor de informática Ricardo Dalcin observa que “os alunos se sentem mais motivados, com vontade de vir para a escola que se torna mais atrativa”.

Entre os alunos o evento foi um sucesso. O Campeonato de CS sagrou a equipe “Os Favelados” como Campeã e no Concurso de Fantasias de Anime, que contou com vários personagens, a vencedora foi a aluna Roberta Sousa que, segundo os jurados, foi a mais fiel ao original. Mas não restam dúvidas de que todos merecem o reconhecimento pelo empenho e participação.

Como premiação, cada um dos cinco membros da equipe vencedora recebeu um Gatilho R1-L1 e o melhor Cosplay ganhou um Headset Bluetooth. Essa premiação foi um patrocínio da empresa TechCell – Variedades e Acessórios. Para o sócio proprietário da empresa, Gabriel Henrique Bedin, “a tecnologia faz parte da vida de todos nós e é importante que a escola esteja antenada com os novos tempos”. Por isso, para ele uma empresa que queira cumprir com seu papel social deve incentivar tais iniciativas.  Gabriel, que é ex-aluno da Escola JK e que hoje cursa faculdade de Tecnologia, lembra ainda que “temos que nos preocupar também com a inclusão digital de adultos e da terceira idade e, nesse aspecto o jovem tem papel fundamental,” frisou.

Para concluir é preciso reconhecer os esforços da Escola JK em se tornar cada vez mais atrativa e mais interessante para os alunos. Que venham novos eventos, novos desafios, novas experiências.  Com certeza os alunos dessa escola estarão preparados para o novo, sempre que ele se apresentar.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias