NOVA XAVANTINA

Prefeito de Nova Xavantina sanciona lei que proíbe uso de narguilé em local público

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Entrou em vigor a lei que proíbe a comercialização e o uso de narguilés em locais públicos, abertos ou fechados, em Nova Xavantina, como praças, praias, áreas de lazer, ginásios e espaços esportivos, escolas, bibliotecas, espaços de exposições e qualquer local onde houver concentração de pessoas.

O uso de narguilé – dispositivo que mistura fumaça a vapor fazendo-a passar por um frasco de água, foi proibido pela Lei nº 2.090, de 22 de maio de 2018 e já está valendo no município.

De acordo com a lei, fica proibido o uso em local público de qualquer tipo de narguilé ou acessório para fumar essências ou tabaco; e, qualquer pessoa que se sentir incomodado ou não, poderá chamar a polícia para tomar providência com o não cumprimento da lei.

Consta na lei que o uso do narguilé é autorizado apenas em tabacarias ou similares com ambientes específicos para a prática, sendo proibida a permanência e a frequência de menores de 18 anos.

Os proprietários dos estabelecimentos que não advertirem os infratores sobre a proibição, retirando-os do local, se necessário, mediante auxílio de força policial, poderão ser multados e presos em flagrante.

O proprietário da Empório Tabacaria – situada na Rua Padre Penido Burnier, no Jardim Alvorada – Adeson Jonathan, adverte aos usuários para não correrem o risco de fumar em locais públicos.

“Temos um local adequado, onde se reúnem várias pessoas para o consumo legal do narguilé; com pessoas maiores de 18 anos. O bom é evitar o local público e se reservar em locais ambientalizados e autorizados como as tabacarias.”, explicou.

Os estabelecimentos que comercializam o produto, inclusive o fumo e demais componentes para o seu uso, ficam obrigados a solicitar o documento de identidade que comprove a maioridade do comprador.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias