NOVA XAVANTINA

Prefeitura entrega kits de irrigação e beneficia agricultores familiares de Nova Xavantina

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Na manhã do último sábado, 26/05, o prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz – Cebola (PSD) juntamente com vereadores e secretários,  realizaram a entrega de kits de irrigação a agricultores familiares de comunidades rurais do município.

Os kits foram doados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no final do mês de abril, e são compostos por pressurizador, mangueira para 500 m² de terreno e caixa d’água cada um, o que cobrirá uma área total de 1 hectare sobre a agricultura familiar em Nova Xavantina.

Os kits foram entregues a agricultores do município e o ato foi realizado no Banco da Terra e beneficiou 50 agricultores familiar. “Considero as ações voltadas para o homem do campo uma das mais importantes para a gestão do município. Temos que voltar as atenções para fixar este homem no campo, para que ele entenda que lá é que ele tem que produzir seus meios de sobrevivência. Claro, com todo o apoio necessário do poder público municipal”, afirmou Cebola.

Com a distribuição de novos kits de irrigação, a Prefeitura pretende incentivar a diversificação da produção rural no município, através da agricultura irrigada. “Temos que oferecer assistência técnica no sentido de buscar novas alternativas, no que diz respeito a variedade de produção. Vamos detectar, através da mensuração, todos os agricultores que estão produzindo e o quê estão produzindo. Com isso, teremos condições de pulverizar a variedade de produtos no município.”, acrescenta o prefeito.

O presidente da câmara João Machado, o João Bang (PSB) acredita que os kits de irrigação transformam a realidade do homem do campo e contribuem para a geração de renda na zona rural. “Ficamos bastante felizes em participar e observar esses agricultores familiares a receber estes kits de irrigação. Sabemos da dificuldade que é produzir, sobretudo, quando está no verão, sem chuvas, e um kit de irrigação desse pode modificar a realidade de uma família”, pondera o vereador.

O sistema de irrigação é completamente apto para ser utilizado em plantações de hortaliças, pequenos pomares e pequenos cultivos de feijão, mandioca e milho, lavouras que caracterizam a pequena produção, garantindo a oferta dos alimentos em escala durante todo o ano. A instalação é considerada simples, a água para irrigação chega até a lavoura por gravidade, dispensando o uso de energia elétrica e o sistema por gotejamento abastece a lavoura.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias