NOVA XAVANTINA

Professores de Nova Xavantina tem artigo publicado em revista britânica Nature Communications

COMPARTILHE


Novamente a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ganha o mundo por suas pesquisas. Os pesquisadores da Unemat Ben Hur Marimon Jr. e Beatriz Schwantes Marimon, professores no  câmpus de Nova Xavantina são coautores do artigo publicado na revista acadêmica britânica Nature Communications que está tendo uma enorme repercussão internacional.

A constatação de que a Amazônia já foi o lar de populações prósperas de até um milhão de pessoas foi publicada em veículos como as revistas americanas Time e National Geographic, a revista brasileira Superinteressante, o site G1 da Rede Globo  e os jornais britânicos Daily Mail, The Guardian e The Independent.

“Nossos estudos revelaram uma civilização de cerca de um milhão de pessoas vivendo num trecho de 1800 km ao sul da Amazônia, antes do descobrimento do Brasil, de 1250 d.C. a 1500 d.C., em locais onde se pensava serem praticamente desabitados”, revela Ben Hur.

A pesquisadora  Beatriz Marimon esclarece que a maior parte das pesquisas foram desenvolvidas em Mato Grosso, com a participação da Unemat, onde foram encontrados  os restos de aldeias fortificadas e valas feitas pelo homem com formas quadradas, circulares ou hexagonais chamados de geoglifos, em volta dessas aldeias.

Mas nem tudo está esclarecido. Ainda há muito trabalho pela frente comentam os pesquisadores. Os arqueólogos ainda não sabem explicar exatamente quais povos eram estes e como viviam. A exceção se dá na bacia do Alto Xingu, onde as comunidades de língua arawakana ainda vivem em grandes aldeias circulares ligadas por uma rede de caminhos.

A pesquisa financiada pelo National Geographic e pelo projeto Past do European Research Council vem sendo desenvolvida pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, pela Unemat, câmpus de Nova Xavantina, pela Universidade Federal do Pará, em Belém e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, São Paulo.

Para acessar o artigo: https://www.nature.com/articles/s41467-018-03510-7

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias