NOVA XAVANTINA

Prefeito Cebola recebe 50 kits de irrigação para pequenos produtores de Nova Xavantina

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, distribui na tarde desta sexta feira, (27) 895 Kits de irrigação para 22 prefeituras do Mato Grosso. A solenidade de entrega foi na sede da Superintendência Federal de Agricultura (SFA) em Cuiabá. Além de Nova Xavantina,  Água Boa, Barra do Garça e General Carneiro também receberam os kits.

Os kits são frutos de audiências mantidas pelo prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz – Cebola, com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e deverão estar de posse dos 50 pequenos produtores selecionados dentro de aproximadamente 30 dias.

O kit é composto por uma caixa d’água de 500 lts, um tubo de irrigação de 400 metros e material de instalação, como cola, veda rosca e outros, e tem capacidade para irrigar até 500 mts2 por gotejamento, ou seja, distribuindo água em toda a sua extensão.

Cebola acredita que incentivando a agricultura familiar, cria-se o pretendido cinturão verde em torno da cidade, abastecendo as feiras, mercados e o prato dos xavantinenses.

Além disso, segundo o prefeito, há uma exigência legal de que a compra dos alimentos da merenda escolar contenha trinta por cento de produtos locais, de hortifrutigranjeiros da cidade.

A idéia do Poder Executivo Municipal é, depois de implantado os kits, acompanhar o seu uso junto aos produtores e os seus resultados, para que haja o melhor aproveitamento possível dos equipamentos.

Com tecnologia israelense, o sistema de irrigação por gotejamento é mais rentável e permite economizar até 60% de água em relação aos equipamentos tradicionais, além de preservar mais o solo e melhorar a produção.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias