Uma das obras mais sonhadas pela população de Nova Xavantina, que começou a ser perseguida no primeiro mandato do ex-prefeito Gercino Caetano Rosa, a iluminação do trecho da BR-158 que corta a cidade em toda a sua extensão, teve o seu projeto concluído pelo atual prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, e na proxima semana estará nas mãos de senador Wellinton Fagundes (PR), que mais de uma vez se comprometeu em público de viablizar os recursos para a sua construção, tão logo tivesse o projeto em mãos.
A informação foi dada pelo prefeito Cebola em reunião de recepção ao deputado federal Fábio Garcia (PSB) acontecida no Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Xavantina na noite deste sábado, 17.
Diante de um seleto público e aproveitando os momentos que antecediam a chegada do deputado, Cebola comunicou ao presentes a programação de obras a serem realizadas em 2018, definida em reunião com vereadores e secretários e já divulgada pela imprensa.
PROGRAMAÇÃO
No setor Xavantina, destacam-se o recapeamento das ruas no entorno do Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose, que este ano realiza a sua convenção bi anual; construção do novo prédio do Fórum no bairro Jardim Alvorada; asfaltamento da Rua Mestre Venancio de Oliveria no lado esquerdo da BR, que passa em frente à Vila Tenis e o antigo setor Industrial e de algumas ruas do bairro Centro Oeste "que ficaram faltando", segundo ele, e que ligam ao bairro Barro Vermelho.
Há ainda a obra da reconstrução da fachada da Prefeitura que deverá começar em breve.
No setor Nova Brasília, entre outras obras, serão asfaltadas ruas do bairro Verdes Campos, Jardim Santa Ana, Parque dos Buritis; construção do PSF no bairro Santa Ana e colocação de iluminação de led de ruas e avenidas, a começar pela Av. Três Lagoas, que passa ao lado do estádio municipal e termina no Parque dos Buritis; e ainda, a obra de drenagem de águas pluviais no centro do setor Nova Brasília.
ILUMINAÇÃO DA TRAVESSIA
Atenção especial de sua fala mereceu o capítulo referente à conclusão do projeto de iluminação da travessia urbana, que é um outro nome que se dá ao trecho duplicado da BR-158 que corta a cidade no centro.
Segundo o prefeito, o projeto foi concluído na última semana e na sua próxima ida a Brasília já estará em mãos do senador Welinton Fagundes, o "pai" da duplicação em mandatos anteriores e que já se comprometeu em público de providenciar os recursos para a sua iluminação.
A obra está orçada em pouco mais de R$ 4 milhões e o projeto custou para os cofres da prefeitura R$ 430 mil. "Na próxima semana ele estará nas mãos do senador Welinton Fagundes, que só estava esperando o projeto para poder agir" disse o prefeito.
Cebola acredita que pelo trânsito que o senador possui junto ao DNIT – Departameto Nacional de Infraestrutura de Tranportes, estando inclusive, no momento, cotado para assumir o Ministério dos Transportes, é grande a esperança de que os recursos sejam viabilizados.
"Se tudo der certo, acreditamos que os recursos sejam viabilizados e empenhados este ano, para serem liberados e tenha início a obra em 2019 e seja concluída no máximo em 2020" projetou Cebola.
HISTÓRIA
A travessia urbana foi uma obra realizada com recursos alocados pelo senador Fagundes no segundo mandato do ex-prefeito Robison Pazeto.
Sua finalização e liberação para o tráfego aconteceu no início do primeiro mandato do ex-prefeito Gercino, e mudou definitivamente a paisagem da cidade, mudando a geografia, o visual e a realidade urbana do município, com a criação de duas novas avenidas marginais, cujos terrenos -até então abandonados e sem perspectivas- valorizaram imensamente no trecho, trazendo, entre outras coisas, a nova rodoviária para uma delas, e inúmeras casas comerciais e industriais, que povoaram toda a sua extensão nas duas avenidas, de fora a fora do perímetro urbano, gerando movimento, recursos e urbanização.
O TOQUE FINAL
Faltava a sua iluminação, que uma vez implantada, eleva a cidade ao nível de Barra do Garças e de outras grandes e belas cidades turísticas, fechando um ciclo de grandes obras no setor iniciado com a construção da passarela, do complexo balneário e da avenida beira rio; além de se transformar em mais um novo e definitivo cartão postal da cidade.
"O projeto é futurista, com uma iluminação de ponta, vai ficar muito bonita" adiantou o prefeito
Comente abaixo: