NOVA XAVANTINA

Pequenos produtores de NX vão paralisar expediente na agencia local do BB nesta segunda feira; confira

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Um movimento encabeçado por pequenos produtores rurais dos projetos de assentamento de Nova Canãa do Leste (Safra) e Rancho Amigo pretende paralizar o expediente da agencia bancária do Banco do Brasil de Nova Xavantina nesta segunda feira, 19.

O anúncio foi feito nesta quarta feira de cinzas, 14, pelos produtores Benedito Bueno Fernandes, o Ditinho, e Sr. Edmundo Aparecido Reis, em entrevista concedida ao programa Rezende Notícias.

Segundo Ditinho, o movimento já foi comunicado à Polícia Militar e as autoridades competentes, segundo ele, para manter "a ordem e a disciplina na manifestação".

"Não queremos tumulto, se alguém quiser bagunçar vamos entregar para a polícia, nossa intenção é sensibilizar as autoridades para a necessidade de renegociar nossa dívida junto ao banco, para não aumentarmos a indadimplencia e bloquear o credito à toda a classe" disse o produtor.

DÍVIDAS

Na entrevista os produtores expuseram o drama atual da categoria, que tiveram prejuízos com a seca de vários anos, que afetou a produção e matou muitas cabeças de gado adquiridas com recursos do Pronaf.

"Perdemos muitas cabeça de gado e aumentamos a dívida no comércio com a compra de ração" disse Sr.Edmundo, explicando que os bezerros remancescentes demandam tempo para poder produzir, daí a necessidade de um prazo de carência nas dívidas..

"Nós queremos pagar o banco, estamos constrangidos com essa situação, mas não há outro recurso, precisamos de um prazo de carência" disse Ditinho, conclamando os pequenos produtores a estar presentes nesta segunda na porta da agência.

EXODO

Segundo eles, se a situação não for resolvida, poderá gerar um novo exodo no campo, com os produtores com suas famílias vindo para a cidade e causando um problema social para a  comunidade.

"Nós queremos permanecer no campo, trabalhar nossa terra, tirar dalí o sustento de nossas famílias, mas do jeito que está não vai ser possível, to vendo que vamos ter que largar tudo e vir para a cidade" explicou o ex-Secretário Municipal de Agricultura Benedito Fernandes.

RENEGOCIAÇÃO

Os produtores se queixam de que o banco não está renegociando dívidas, sob a alegação de que aguardam a emissão de portarias por parte da Superintendência do BB autorizando as operações.

"Nem a renegociação de um ano de carência, que sempre fizeram e que não resolve mas já ajuda, eles não estão fazendo" disse Ditinho.

Eles esperam que a manifestação possa sensibilizar a Superintendência estadual do BB, que fica em Cuiabá, a editar logo a matéria e desbloquear as renegociações 

Durante a entrevista os produtores isentaram de qualquer responsabilidade os funcionários e a gerência da agência local.

"Eles estão cumprindo o seu dever, nada a ver com eles, o problema está nas esferas superiores, que tem que sensibilizar para o problema" disseram os líderes do movimento.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias