Pescador profissional, vencedor de todos os festivais que participou e amante de uma boa pescaria, o empresário Roberto dos Santos Silva, o Beto da Loja Garça e Pesca -a mais antiga e tradicional loja do setor no município- se prepara para a coordenar mais um festival de pesca em Nova Xavantina, que será dia 22 de julho próximo, dentro da temporada de praia/2018, e em Novo São Joaquim, que acontece todos os anos no mês de setembro.
Polêmico, em Nova Xavantina corre a lenda de supostos "truques" de Beto para ficar sempre em primeiro lugar nas competições, truques estes nunca comprovados, mas que alimentaram discussões acaloradas todos os anos, até a administração municipal -ainda na gestão do ex-prefeito Gercino Caetano Rosa- alçá-lo ao posto de coordenador dos festivais, retirando-o da disputa e acabando com as polêmicas.
Nesta condição, de coordenador do festival que é inserido no calendário dos festivais de pesca do Estado, Beto parte para a sua quarta realização em 2018 em Nova Xavantina, e nona em Novo São Joaquim, que acontece no vilarejo da Cachoeira da Fumaça, ambos os municípios banhados pelo Rio das Mortes.
SEGREDOS
Falando ao site NX1 e programa Rezende Notícias na manhã desta quinta feira, 01, Beto deu as dicas para uma boa pescaria. Ele realçou a sua fama de bom pescador, ao afirmar que se o deixarem escolher lugar para apoitar (ancorar o barco), continuará vencendo todas, ele e os pescadores profissionais, já dando ai a primeira dica de sucesso na pescaria: a escolha do lugar.
Outros fatores, segundo ele, são a linha, a isca adequada e o equipamento, além do preparo físico: "Eu estou sempre preparado para pescar, é como o futebol, se você treina e está preparado, consegue um bom resultado" disse.
ISCA E A LUA
Quanto à isca apropriada, Beto disse que depende do ponto do rio que se pretende pescar e o mês do ano: "se for um mês que está correndo lodo na beira do rio, a linha não pode ficar parada, pois o lodo encobre a isca" observa.
Outro detalhe realmente importante, que não se trata de crendice popular, segundo Beto, é a questão da lua.
"Influencia muito. O peixe de couro principalmente, tem uma lua que ele lava o bucho, ele engole os peixes com espinho então ele põe o bucho para fora pela boca, para lavar, e neste período ele fica com o útero inflamado e não consegue comer; quando ele limpa o bucho e o coloca para dentro dentro de novo, aí ele come tudo o que vê".
"Nestes períodos de limpeza do bucho o peixe também fica com o dentes moles, de forma que não conseguem morder nada" explicou.
Segundo ele, estes períodos acontecem nas luas Crescente e Minguante, de modo que as melhores luas para pescar são as luas Nova e Cheia, prinipalmente dois dias antes de cada uma.
FESTIVAL DE PESCA
Beto adiantou que pretende realizar o festival de pesca/2018 melhor do que foi o do ano passado, que segundo ele, foi considerado o melhor da história do municipio e "um dos melhores do Brasil, sem polêmicas nem as reclamações típicas do pescadores com a divulgação dos resultados".
"No dia 23 você vai vir aqui me entrevistar e vai me dar os parabéns de novo" projetou.
O festival de pesca é uma das atrações da temporada de praia, evento realizado pela Prefeitura Municipal que acontece todos os anos durante o mês de julho. "Com o apoio do prefeito Cebolal e dos parceiros, vamos realizar um grande festival de pesca" concluiu.
A temporada de pesca em Mato Grosso foi reaberta na última quinta feira, 02, dia da entrevista e do final do período da piracema, quando a pesca é proibida em todo o Brasil para os peixes desovarem.
Comente abaixo: