"Já se vislumbra bons resultados a partir do mapeamento das matrículas executada este ano pela Secretaria Municipal de Ensino de Nova Xavantina", disse a Secretária Profª Cádia Dihel ao site NX1 e programa Rezende Notícias, na manhã desta quarta feira, 10.
A Secretária esclareceu que o mapeamento se deve a uma demanda do Ministério Público local, certamente acionado por pais e mães de alunos que não encontravam vaga para seus filhos na escola do bairro, e, tendo que estudar em outro bairro, carece do transporte escolar urbano, para, entre outras coisas, evitar travessias urbanas perigosas, além de encurtar distâncias.
Tendo em vista que tal ação se torna impossível de ser operacionalizado pela Prefeitura, a Secretaria se pôs à campo para mapear as matrículas, ou seja, as crianças devem estudar na escola do seu bairro ou a mais próxima.
MAPEAMENTO
"Esta ação já surtiu diversos efeitos positivos" disse a Secretária, explicando que, monitorando diáriamente as listas atualizadas das matrículas, se nota que, na Escola Municipal Ivo Garcia por exemplo, onde estudavam 75 alunos; até a tarde desta terça feira, 09, já tinha 182 alunos inscritos, o que prova que esses alunos excedentes estavam estudando em outros bairros, tirando a vaga de crianças de outros bairros, que tinham que deslocar para estudar, o que agora não será mais preciso.
"A Escola JR por exemplo vivia lotada, com uma demanda enorme, todo ano era problema arrumar vaga para todos, e esse ano não, está tudo se noarmalizando, ou seja, estão estudanto no JR alunos maoradores do bairro Toneto e adjacencias, e assim nos outros bairros" mapeou a professora.
A Secretária garantiu que está acompanhado a situação de perto, monitorando as listas de matrículas todos os dias, para que nenhuma criança fique fora de sala de aula. ""Se lotar uma turma, abriremos outra turma, de modo que não falte vaga para ninguém".
MUDANÇAS NECESSÁRIAS
A Secretária observou que muitos comentários que saem nas redes sociais não são verdadeiros ou não procedem, uma vez que a situação está sob controle, e monitorada de hora em hora pela Secretaria.
Com relação ao argumento de que crianças estão tendo que mudar de escola, o que, na visão de alguns pais, seria um aspecto negativo ou prejudicaria a criança, foi rebatido pela Secretária:
"Eu não vejo assim, pois isso é algo que vai acontecer mais tarde na vida da criança, e ela tem que estar preparada para este tipo de mudança" disse Cádia.
O prazo final para as matrículas é dia 20 de janeiro, mas ele pede aos pais para que não deixem para a última hora, pois no dia 20, as escolas já tem que mandar para a Secretaria o número de matrículas para poder ser feito a distribuição de aulas, que acontece dia 20
Comente abaixo: