Aconteceu neste sábado, 25, no pavilhão de eventos da Sociedade Brasileira de Eubiose (SBE) em Nova Xavantina, o 5º Encontro Cultural de Capoeira promovido pela Associação Cultural e Esportiva Capoeira Pedagógica (ACECAPE), coordenada pelo Grupo Vadeia de Capoeira, do Profº Flávio Peixe.
Cerca quarenta capoeiristas entre jovens, crianças e professores participaram do encontro, que começou às 8.00 horas, com roda na Praia do Sol, almoço às 11.30 horas na praia, batizado e troca de graduação no pavilhao de eventos da SBE.
Um grande público compareceu, formado basicamente por pais de alunos e patrocinadores, assistiram às danças e ouviram os canticos ritmicos do esporte, entoados com letras de cantigas de roda da Bahia, talvez o produto cultural mais autenticamente brasileiro que se conhece.
INCLUSÃO SOCIAL
O Grupo Vadeia de Capoeira desenvolve um projeto social em Nova Xavantina, integrando jovens e crianças da rede municipal de ensino à prática do esporte, ocupando as crianças no tempo livre da escola.
O trabalho também foi implantado nas associações de moradores de bairros, com cursos gratuítos de capoeira para crianças e jovens carentes ou em situação de risco social, nas respectivas sedes das associações, como na Associação de Moradores do bairro Jardim Novo Horizonte.
Segundo o Profº Flávio Peixe, o objetivo é promover a inclusão social da criança e do adolescente através da prática da dança, que segundo ele, aprimora a personalidade dos praticantes de uma forma harmonica, cultural e patriótica, pois desperta valores relacionados às raízes da formação do povo brasileiro.
O projeto é mantido por doações, patrocínios, apoios e parcerias.
Veja fotos da apresentação deste sábado, 25, no pavilhão de eventos da SBE em Nova Xavantina:
Comente abaixo: