NOVA XAVANTINA

Neste sábado tem Roda de Conversa sobre gestação, parto e pós parto em NX; confira

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Desde outubro, Nova Xavantina conta com rodas de conversa sobre gestação, parto e pós-parto, mediadas pelas mães Gabriela Almeida (bióloga e professora) e Lívia Miani (arquiteta).

Este é um espaço de acolhimento, troca de experiências e informações sobre diversos temas relacionados à maternidade-paternidade, como parto e trabalho de parto, cuidados com o recém-nascido, prontidão do bebê para o nascimento, amamentação, violência obstétrica, autonomia e empoderamento feminino e puerpério.

A próxima roda terá como tema “Como identificar os sinais do trabalho de parto” e acontecerá no sábado, 11 de novembro, às 17h na Rua da Palha, 94, no bairro Boa Vista – Xavantina Velha.

Como identificar os sinais do trabalho de parto

Alinhada com a campanha “Quem espera, espera” da UNICEF, pelo direito de nascer na hora certa, a roda deste sábado discutirá a importância de esperar o trabalho de parto espontâneo e evitar cesarianas desnecessárias.

O início do trabalho de parto é o único sinal de que o bebê já está pronto para nascer, mas a falta de apoio e informação, além do medo, faz com que muitas mulheres optem ou aceitem o agendamento de uma cesárea eletiva.

Mas, independente da via de parto, as famílias precisam saber que esperar o início do trabalho de parto é muito importante para a mãe e para o bebê.

Estudos recentes mostram que quanto maior o tempo de gestação maiores as chances de o bebê nascer saudável, mesmo quando não há mais risco de prematuridade.

Esperar o trabalho de parto garante, para o bebê, o amadurecimento dos pulmões, do sistema gastro-esofágico-intestinal, do sistema neuromuscular e imunológico.

RISCOS

Assim, um bebê que nasce antes do trabalho de parto corre maior risco de ficar internado numa UTI por insuficiência respiratória, já que seu pulmão ainda não amadureceu completamente.

Além disso, têm maiores riscos de refluxo gastroesofágico, intestino preso, baixa imunidade, obesidade na vida adulta, hipertensão e diabetes.

Para a mãe, os hormônios liberados durante o trabalho de parto facilitam o início da amamentação e do vínculo com o bebê.

Aprender a identificar os sinais de um trabalho de parto e ouvir relatos de outras mulheres que passaram por este processo podem diminuir a ansiedade da mulher e encorajá-la a passar por este momento tão importante na vida da dupla mãe-bebê.

SERVIÇO

Roda de conversa sobre gestação, parto e pós-parto

Tema: Como identificar os sinais do trabalho de parto

Data e hora: 11 de novembro, das 17h às 18h30

Local: Rua da Palha, 94, Bairro Boa Vista (na Xavantina velha, próximo à casa do vereador Valtinho).

Gratuito

Mais informações pelo e-mail [email protected]  ou pelo whats (66)

 

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias