O local já foi o histórico pomar das mangas, uma área particular palco de diversos festivais de praia no tempo da administração do ex-prefeito Dr. Oswaldo Toyama, e acampamento dos sem terra na época da abertura do P.A. Piau.
Hoje, parte dela foi recentemente desapropriada pela Prefeitura para construir a Av. Beira Rio, atrativo turístico integrante do Complexo Balneário da Praia do Sol e um dos elementos de destaque nos cartões postais de NX, especialmente à noite, quando sua especial iluminação de led se sobressai no panorama urbano da cidade.
Desmembrada da avenida e bem colada à ela fica a outra parte da área, onde se ergue um novo empreendimento, o Conjunto Residencial Solar dos Ipês, situada entre o complexo balneário e a BR-158, próxima à ponte sobre o Rio das Mortes, no setor Nova Brasília.
“NA CARA DO GOL”
O novo loteamento é de propriedade da pioneira Dona Marta Carolina Dondo Goncalves, proprietária da área, que a dividiu em 32 lotes, em tamanhos que variam de 417 à 950 m2, já praticamente prontos para serem vendidos, segundo seu filho Joaquim Dondo do Vale, supervisor do empreendimento.
“Já poderíamos estar vendendo os terrenos mas vamos esperar a conclusão da obra, cuja previsão é de trinta dias” disse Joaquim ao site NX1. As ruas já estão calçadas com bloquetes, uma exigência ambiental, e o sistema de iluminação está implantado.
Nesta quinta feira, 28, caminhões e uma pá carregadeira do Grupo RCP trabalhavam na terraplanagem do loteamento. O trabalho está sob responsabilidade da empresa EXP- Engenharia, gerenciada por Wendel Maciel, com a supervisão direta de Joaquim.
Praticamente dentro do complexo balneário e frontal à Avenida Beira Rio, o Residencial Solar dos Ipês fica na melhor localização da cidade para quem curte o Rio das Mortes, que lhe faz frente em toda a sua extensão, ou seja, o empreendimento fica “na cara do gol” como se diz na gíria, do maior atrativo turístico da região, e um dos maiores do Estado.
MEIO AMBIENTE
A obra está licenciada ambientalmente nas esferas municipal, estadual e federal (SMTMA, SEMA, IBAMA) e está longe da nascente que abastece a piscina natural do complexo balneário, cuja mata ciliar está mantida.
Segundo o Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente (SMTMA) de NX, Arinos Oliveira Serpa, o conjunto residencial é a melhor opção de preservação ambiental do local, já que vai introduzir trinta e dois “fiscais” naturais do seu equilíbrio ecológico e da preservação do Rio das Mortes.
Sucesso aos empreendedores!.
Veja fotos feitas no empreendimento na tarde desta quinta feira, 28:
Comente abaixo: