NOVA XAVANTINA
Pesquisar
Close this search box.

Obra reconstrói sistema de captação de águas pluviais na margem esquerda do Rio das Mortes

COMPARTILHE


Um trabalho que está sendo realizado na área da Av. Beira Rio próxima à ponte sobre o Rio das Mortes, no setor Nova Brasília, tem chamado a atenção de tantos quantos passam na BR-158, atravessando a cidade nos dois sentidos. 

Trata-se da recontrução do sistema de galerias de águas pluviais da BR-158, que está sendo executado pelo DNIT – Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes, através da empresa Neovia Engenharia, atendendo à solicitação do prefeito João Batista Vaz da Silva, o João Cebola.

Segundo  engenheiro Zelmo, responsável pela obra, o sistema estava destruído por chuvas anteriores, causando assoreamento na margem do rio, com a passagem à céu aberto da enxurrada, desbarrancando a margem e levando tudo para a correnteza.

"O sistema foi danificado e o prefeito Cebola solicitou junto ao DNIT a reconstrução" disse ao NX1 o Secretário Municipal de Obras e Limpesa Urbana, Carlos Rezende, na tarde desta quinta feira, 21.

PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR

Segundo o engenheiro Zelmo, estão sendo colocadas manilhas de 1 metro e 20 de diâmetro em 110 metros de extensão, com a construção de dois tanques de captação (bocas de lobo) no trajeto; um pequeno, de dois metros e vinte de profundidade, e outro maior, com oito metros e meio de profundidade, este próximo ao rio.

""Não tinha ferros na obra anteriormente. Agora estamos colocando ferros nas bocas de lobo, de modo a resistir as águas" garantiu o engenheiro, criticando a fragilidade da construção anterior.

Segundo ele, após concluída a obra, será feito um aterro que vai possibilitar a manutenção da mata ciliar, com a plantação de grama e árvores no local para segurar a terra e evitar novos assoreamentos.

Veja as fotos:

 

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias