Um trabalho que está sendo realizado na área da Av. Beira Rio próxima à ponte sobre o Rio das Mortes, no setor Nova Brasília, tem chamado a atenção de tantos quantos passam na BR-158, atravessando a cidade nos dois sentidos.
Trata-se da recontrução do sistema de galerias de águas pluviais da BR-158, que está sendo executado pelo DNIT – Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes, através da empresa Neovia Engenharia, atendendo à solicitação do prefeito João Batista Vaz da Silva, o João Cebola.
Segundo engenheiro Zelmo, responsável pela obra, o sistema estava destruído por chuvas anteriores, causando assoreamento na margem do rio, com a passagem à céu aberto da enxurrada, desbarrancando a margem e levando tudo para a correnteza.
"O sistema foi danificado e o prefeito Cebola solicitou junto ao DNIT a reconstrução" disse ao NX1 o Secretário Municipal de Obras e Limpesa Urbana, Carlos Rezende, na tarde desta quinta feira, 21.
PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR
Segundo o engenheiro Zelmo, estão sendo colocadas manilhas de 1 metro e 20 de diâmetro em 110 metros de extensão, com a construção de dois tanques de captação (bocas de lobo) no trajeto; um pequeno, de dois metros e vinte de profundidade, e outro maior, com oito metros e meio de profundidade, este próximo ao rio.
""Não tinha ferros na obra anteriormente. Agora estamos colocando ferros nas bocas de lobo, de modo a resistir as águas" garantiu o engenheiro, criticando a fragilidade da construção anterior.
Segundo ele, após concluída a obra, será feito um aterro que vai possibilitar a manutenção da mata ciliar, com a plantação de grama e árvores no local para segurar a terra e evitar novos assoreamentos.
Veja as fotos:
Comente abaixo: