NOVA XAVANTINA

Dr.Gecione Dias Andrade é homenageado pela Câmara com nome da avenida de acesso ao Sispumnox

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Quando na sessão desta segunda feira, 04, da Câmara Municipal, foi aprovado por unanimidade e com elogios dos edís o projeto de lei legislativo de autoria do vereador Eduardo Ribeiro da Silva (DEM), que denomina "Dr. Gecione Dias Andrade" a avenida de acesso à sede social do Sispumnox, estava sendo feito justiça à um dos grandes nomes dos bastidores da política recente de Nova Xavantina.

Falecido recentemente, o advogado pioneiro do município, que aqui chegou no final dos anos 70, Dr. Gecione fez parte do primeiro time de profissionais de direito que atuaram e atuam na cidade, junto com Dr. Paulo César Toledo e Dr. Tarcisio Valeriano Passos, talvez o primeiro deles, na ordem cronológica de chegada.

Figura de proa da cena política e funcional da cidade, tendo sido advogado dos primeiros grandes grupos empresariais -como o Hospital Nova Brasília, Rádio Nova Xavantina e outros; e de grandes políticos, como o prefeito José Frederico Fernandes, de quem era amigo pessoal e correligionário histórico, Dr. Gecione foi o primeiro advogado das grandes causas políticas e sociais, numa época em que o nome e o prestígio pessoal valiam muito no dia a dia da cidade.

JUSTA HOMENAGEM

Além de advogar nas campanhas de Frederico (in memorian) e de estar presente em todos os acontecimentos políticos da cidade, Dr. Gecione ajudou a fundar o Lions Club local, presidiu a subseccional da OAB de Nova Xavantina, e ajudou estruturar partidos, diretórios e campanhas políticas das décadas de 80 e 90.

Casado com a Profª Maria Aparecida Vaz de Andrade, viu sua esposa se tornar vice prefeita no primeiro mandato do prefeito Gercino Caetano Rosa, e foi sempre o suporte do trabalho político e educacional da professora.

Presente na sessão da Câmara desta segunda feira acompanhando os trabalhos, Dona Maria foi às lágrimas ao ouvir a leitura feita pelo Secretário da Mesa Diretora, vereador Fernando Souza, dos feitos e realizações do esposo recentemente falecido, vencido por um câncer agressivo que o consumiu em poucos meses.

Uma justíssima homenagem à um grande nome da história moderna do município, cuja velocidade dos fatos e acontecimentos do dia a dia o iam colocando no esquecimento, deixando uma grande lacuna na memória municipal. 

Parabéns à Dr. Eduardo pela iniciativa  e aos vereadores pela conretização.

E nada mais justo do que dar o nome deste grande lutador pelas causas sociais, à avenida que dá acesso à sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Xavantina, uma categoria que ele viu nascer, crescer e ajudou a desenvolver e se fixar como força atuante do município.

Avenida cujo asfaltamento foi obra do prefeito Gercino Caetano Rosa em seu primeiro mandato, que tinha como vice sua esposa, Profª Maria Aparecida.

Veja fotos da nova Av. Dr. Gecione Dias Andrade:

 

 

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias