NOVA XAVANTINA

Cartório de Nova Xavantina foi vítima do sequestro cibernético

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Um ataque cibernético conhecido por Ransomware paralisou todos os computadores do Cartório do 1° Oficio de Nova Xavantina. O problema provocou a suspensão dos atendimentos na autarquia na parte da tarde desta segunda-feira (21).

De acordo com o tabelião José Campos Sobrinho, os arquivos dos computadores começaram a sumir. A princípio ele pensava que seria um vírus; no entanto, após a empresa responsável pela internet do cartório ser acionada, foi verificado que o problema é um tipo de software malicioso usado por cibercriminosos que é projetado para extorquir dinheiro de suas vítimas, seja por meio da criptografia de dados no disco ou bloqueando o acesso ao sistema.

Campos comentou que eles realizam backups diários nos arquivos do Cartório e esses backups estão protegidos. “Vale ressaltar que os atos cívicos do Cartório não sofreram nenhum problema, tudo que foi feito antes do ataque continua da mesma forma. Apesar dos transtornos, o Cartório não sofreu nenhum prejuízo grave.”, disse Campos.

Como é o ataque                           

Os vírus de resgate são pragas digitais que embaralham os arquivos no computador usando uma chave de criptografia. Os criminosos exigem que a vítima pague um determinado valor para receber a chave capaz de retornar os arquivos ao seu estado original.

Quem não possui cópias de segurança dos dados e precisa recuperar a informação se vê obrigado a pagar o resgate, incentivando a continuação do golpe.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias