O vereador Sávio Luís (PP), utilizou sua Indicação nº 191/2017 na sessão desta segunda feira, 07, na Câmara Municipal de Nova Xavantina, para solicitar do prefeito municipal e do Secretário de Limpeza Pública e Iluminação, a colocação de luminárias de led na Av.Mestre Venâncio de Oliveira, no setor Xavantina.
O pedido se refere ao trecho que vai da Av. Ministro João Alberto até a Praia da Lua e Passarela sobre o Rio das Mortes.
Em sua justificativa, o vereador alega, com razão, que a avenida dá acesso a importantes pontos turísticos e de gastronomia da cidade, como o Restaurante Oscar, Passarela Grill, Praia da Lua e Passarela, conectando o tráfego desde a BR-158 até a praia.
Segundo o vereador, em conversa com o prefeito João Cebola, este sinalizou com a execução da obra, visto já ter o prefeito admitido a possibilidade de duplicação da Av, Mestre Venâncio de Oliveira, em seu trecho largo que vai da Rua Vereador Francisco Milhomem, nas imediações do Bar Alagados, até o início do chamado "buracão" (foto abaixo), na altura da Rua Miguel Sutil, que dá acesso ao Templo da Eubiose.
HISTÓRIA
A avenida, neste trecho largo, se reveste de um sentido histórico da cidade.
Alí funcionou nos anos 80 o Clube Xalé, ponto de encontro da sociedade nova xavantinense naqueles idos tempos, de propriedade do ex-vereador Bosquinho.
O clube recreativo, hoje em ruínas, fica na frente onde funcionou a Casa Masson, a histórica loja da Cidinha, esposa de Saroba, casal de pioneiros já falecidos, cuja residencia foi parada obrigatória de políticos de toda a região, e onde hoje mora o filho Vivi.
Também na mesma rua, funcionou umas das primeiras casas comerciais do setor Xavantina, a Casa Boa Sorte, de Dona Maria Boa Sorte, que formava com Dona Cidinha da Casa Masson, o ponto certo das donas de casa no ramo de roupas, armarinhos, produtos de costura e artigos para presentes.
E alí funciona até hoje, e cada vez melhor, a Merecearia do Lourival, um dos mais antigos ponto de comércio da cidade, também conhecido como o "Carrefour" de Nova Xavantina, pois alí pode-se encontrar de tudo, de um minúsculo anzol de pesca até um "trator CBT", segundo fazem troça os moradores.
Veja fotos do trecho largo da Av. Mestre Venãncio de Oliveria, e da parte estreita, o chamado "buracão" feitas no noite desta segunda feira, 07:
Comente abaixo: