NOVA XAVANTINA

Taques e Cebola assinam anteprojeto de pavimentação e iluminação do aeroporto de Nova Xavantina

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


O Aeroporto de Nova Xavantina, em breve, começará a ganhar uma pista de pouso e decolagem pavimentada, característica importante para uma região forte no agronegócio. Além disso, a pista irá receber iluminação de última geração e também será construída uma cerca operacional na unidade para dar mais segurança aos usuários.

O anteprojeto apresentado vai reduzir de R$ 7 para R$ 2 milhões o custo total da obra e será executado em parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Prefeitura de Nova Xavantina e empresários.

De acordo com o governador Pedro Taques, o Estado elaborou o anteprojeto para readequação e a reestruturação do aeroporto, que está localizado em uma região de grande potencial de crescimento do agronegócio.

“No projeto, constam investimentos visando melhoria da infraestrutura do aeroporto como o balizamento, pavimentação da pista, construção de cerca operacional padrão e iluminação, entre outras ações que vão modernizar a unidade, já se preparando para o aumento de demanda futura.” afirmou.

O prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz – Cebola, comemorou e disse ser um sonho que está sendo realizado; pois desde sua posse, o mesmo está correndo atrás desta importante obra para o município.

“O anteprojeto de pavimentação e iluminação do nosso aeroporto está pronto. Agora vamos formalizar os recursos e buscar parceiros para que em breve, nosso aeroporto seja um exemplo para o estado.”, afirmou o Cebola.

O vereador Elias Bueno, autor da indicação N° 124/2017 que pede a pavimentação da pista, afirmou que com o asfalto na pista, o aeroporto vai trazer grandes ganhos para o município, permitindo a recepção de grandes aviões, e um centro de logística que vai convergir com serviços e meios de transporte no Araguaia.

“Com a pavimentação, nossa cidade vai atrair companhias de pequenos e médios portes, provocando futuramente, uma linha direta com grandes centros do país.”, ressaltou Elias.

As obras vão seguir rigorosamente as Legislações Aeronáuticas pertinentes, conforme prerrogativas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (DECEA).

A pista de pouso e decolagem, tem 1.490 metros de extensão por 45 metros de largura e está a 316 metros de altitude. 

Aeroporto

Localizado na Reserva do Parque Municipal da Bacaba, onde se situa o Campus da Unemat de NX, o velho e histórico aeroporto da FAB (antiga base da Força Aérea Brasileira), como é conhecido o aeroporto de Nova Xavantina, vira e mexe sofria interdições, ditadas por inadequações de sua estrutura às normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão central do Sistema do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), do Ministério da Aeronáutica.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias