A Prefeitura Municipal de Nova Xavantina, através do prefeito João Batista Vaz – Cebola (PSD) e da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a implantação em todos os postos de saúde o Sistema GEMSaúde. O sistema vai reestruturar as informações da atenção básica e ampliar a qualidade no atendimento à população.
Segundo a secretária de saúde, Danielle Alves Silva Melo, processos como a elaboração de prontuários, prescrição de medicamentos, solicitação de exames, marcação de consultas, dentre outros, estarão totalmente informatizados dentro das normas do Sistema de Informatização do e-SUS.
“O sistema permite registrar informações necessárias para compor um Prontuário Eletrônico único. Informações como: Histórico Clínico, Evolução do Paciente, Solicitação de Exames, Procedimentos Realizados, Encaminhamentos, entre outros, tornando o registro de atendimento uma ferramenta para analises e diagnósticos precisos.”, disse a secretária.
O prefeito Cebola ressaltou que o sistema GEMSaúde foi desenvolvido com tecnologia de primeira linha e quem ganha é a população.
“O sistema GEMSAÚDE gera mecanismo de suporte a tomada de decisão gerando informações sintéticas e analíticas, trazendo uma série de benefícios à secretária de saúde, que podem definir e mensurar metas por meio de painéis de controle, gráficos e relatórios sofisticados que mostram em tempo real detalhes clínicos, financeiros e administrativos totalmente atualizados.”, comentou.
Cebola explicou ainda que o sistema permite visualizar o histórico do paciente através de Prontuário Eletrônico, o que propicia condições para uma correta análise e acompanhamento do profissional de saúde.
“Todas as ações e serviços realizados no paciente, indiferente da complexidade são registrados no prontuário, gerando assim um registro eletrônico único de informações em saúde.”, explicou.
A novidade tem como principais benefícios a agilidade no atendimento; eliminação de papeis; qualidade no atendimento dos profissionais médicos e de enfermagem, a partir do compartilhamento em tempo real dos dados entre as unidades de saúde; facilidade na emissão de receituários, guias de exame e encaminhamento automático; e a economia de recursos.
Com o sistema implantado, os usuários e pacientes podem acessar as informações geradas pelos serviços e ações informatizadas da Secretaria de Saúde. Permiti a gestão uma oportunidade de transparecer as informações aos cidadãos. Os pacientes poderão acessar seus agendamentos pendentes, históricos dos atendimentos, dispensações de medicamentos, laudos de TFD e histórico e carteira de vacinação.
Comente abaixo: