Em reuniões nesta quarta-feira (12.06), no Palácio Paiaguás, com a presença 27 prefeitos, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, falou sobre o planejamento da Sinfra para o início da construção de mais de 100 pontes do programa Pró-Concreto. Ao custo de R$ 470 milhões, este é o maior financiamento da história obtido por uma gestão do Governo de Mato Grosso para a substituição de pontes de madeira por de concreto.
Marcelo Duarte destacou que as primeiras pontes já receberam aval do Banco do Brasil, e, em breve, terão a construção iniciada. Ele explicou, ainda, que o Governo do Estado pretende priorizar executar as pontes de concreto nas rodovias que estão sendo pavimentadas, ou que já possuem asfalto, mas ainda mantém a estrutura de madeira. No Estado, em toda a sua história, foram construídas apenas 352 pontes de concreto.
Além da situação das pontes, foram apresentadas ações que já são realizadas para melhorar a infraestrutura rodoviária do Estado. Até o momento, foram concluídos 1,7 mil km de asfalto, considerando as obras de construção de novas estradas e de reconstrução das que estavam há anos sem a devida recuperação.
Um dos representantes da região do Araguaia, o prefeito de Nova Xavantina, João batista Vaz – Cebola (PSD), comentou que estas reuniões vão contribuir para avançar com as ações de infraestrutura, principalmente nos municípios mais distantes.
Cebola disse que, entre as ações da Sinfra em seu município, está a pavimentação da pista do Aeroporto Municipal, um sonho antigo que acredita que em breve, vai sair do papel.
"Temos como prioridade a obra do aeroporto, que é uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado. Necessitamos construir duas pontes de concreto e estamos aqui para reivindicar. As pessoas estão comemorando as transformações, mas ainda aguardam mais. Temos os pés no chão e vamos continuar trabalhando e acreditando, cheio de esperança, de que dias melhores virão”, comentou Cebola.
Entre as autoridades que participaram das reuniões também estavam os adjuntos Rogério Arias (Engenharia da Sinfra) e Paolla Reis (Relações Políticas), além dos deputados Oscar Bezerra, Dilmar Dal'Bosco, Baiano Filho e Pedro Satélite.
Além do prefeito de Nova Xavantina, também participaram os prefeitos de Bom Jesus do Araguaia, Joel Ferreira; Abmael Borges (Vila Rica); Daniel do Lago (Porto Alegre do Norte); Janailza Taveira (São Félix do Araguaia); Adão Sores Nogueira (Novo Santo Antônio); Inês Moraes (Torixoréu); Luiz Castelo (São José do Xingu); Fernando Gorgen (Querência); Jeovan Farias (Campinápolis); Getúlio Dutra (Araguaiana); Euclésio Ferreto (Santa Terezinha); Marcelo de Aquino (General Carneiro) e Jordão Antônio (Novo São Joaquim).
Comente abaixo: