Proprietários de móveis urbanos de Nova Xavantina que estão em atraso com o IPTU, tem 20 dias para quitar ou parcelar o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2017 que se encerra no próximo dia 31. Até esta data, quem está com o imposto atrasado poderá aderir ao programa de Conciliação Fiscal, um programa que da mais oportunidade de colocar a dívida em dia.
O IPTU poderá ser pago em parcela única com desconto de 20% ou, em parcelas com vencimentos até dezembro de 2017.
De acordo com o secretário de finanças Roberto Nascimento, o Beto, quem não recebeu o carnê ainda deve procurar o Setor de Tributação da prefeitura para retirá-lo.
Beto lembrou ainda que os proprietários de lotes vagos deverão retirar o carne na prefeitura e apresentar fotocópia dos documentos pessoais (RG, CPF, ou CNH e comprovante de endereço atualizado).
Obras
O prefeito João Batista Vaz, Cebola, comentou sobre os benefícios que o pagamento do tributo traz ao município. “Por meio do dinheiro arrecadado o município ganha em obras, drenagem, pavimentação e infra-estrutura, pois o dinheiro volta ao contribuinte dando-lhe mais qualidade de vida”, afirmou.
Com a arrecadação do IPTU de 2017, Cebola revelou que pretende realizar 3 milhões de obras. “Entre investimentos e outras obras, este ano de 2017, pretendo realizar 60 mil m² de asfalto e mais 60 mil m² de microrrevestimentos (recapeamento – revitalização), apenas com o dinheiro do IPTU.”, garantiu.
Cebola fez um apelo para que as pessoas procurassem o Divisão de Tributação para regularizar o IPTU. “Quero pedir que todos que estão em débito com a prefeitura, que procure o setor de tributação. Vamos parcelar, dar desconto, vamos fazer o possível para a pessoa ficar quite com o fisco municipal”, disse Cebola lembrado que cada centavo pago voltará em benefícios para o município.
Entenda porque aumentou seu IPTU
Após 15 anos de defasagem, a prefeitura juntamente com uma comissão composta por empresários, cartorários, presidentes de órgãos e entidades, foi atualizada a planta genérica dos valores venais dos imóveis e dos lotes urbanos.
“O imóvel que tiver avaliado superior ao valor de mercado, pode trazer aqui na prefeitura que a gente faz a reavaliação. Tenho certeza que não tem nenhum imóvel cadastrado superior ao valor de mercado. Não tem segredo. Não tem como fazer obras se a população não pagar o imposto. Quero fazer 3 milhões de obras este ano; Mas, para isso, preciso que a população pague os impostos.”, afirmou.
Servidores Municipais
A prefeitura realiza o pagamento dos servidores até dia 01 de cada mês; no entanto, pela lei, o órgão tem até dia 10 para estar pagando. Com isso, Os funcionários em débitos, poderão estar recebendo dia 10, enquanto os servidores que não tem débitos com o município, no dia 01.
Programa
Com relação ao Programa de Conciliação Fiscal, este tem o objetivo de dar oportunidade aos contribuintes que estão com débitos junto a prefeitura, para encontrarem uma solução e resolver a dívida.
O programa destina-se a promover a regularização de créditos do município, decorrentes de débitos de pessoas físicas e jurídicas, relativos aos impostos, taxas municipais e contribuição de melhorias.
Prazo final para descontos será dia 31 de março.
Aposentados
Aposentado que tenha apenas um único imóvel e mora nele, não paga; no entanto, deverá comparecer na prefeitura pedindo a quitação. Se caso receber o carnê, desconsidere.
Pessoas de fora
Entrar em contato no email: [email protected]
O cidadão que tiver dúvidas, poderá entrar em contato pelo telefone 3438-2653 e pedir para falar na Divisão de Tributação.
Serasa
A dívida de IPTU poderá ser lançada em dívida de execução fiscal no fórum, e o nome do devedor passará a estar restrito e inserido nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA E Boa Vista SCPC). Mas existe uma questão muito mais importante no pagamento do IPTU: a possibilidade de perder o imóvel.
Quando o IPTU fica atrasado, a primeira coisa que acontece é o proprietário do imóvel ficar impossibilitado de vendê-lo. Esse imóvel será inscrito num cadastro de inadimplentes e depois torna-se uma divida pública ativa com a prefeitura.
Caso essa dívida não venha a ser paga, daí então o proprietário perde o imóvel, que será leiloado.
Comente abaixo: