No Rancho Amigo fora constatada falta tratamento da água (água dura e com presença de grafite e verme)
Historicamente os municípios mato-grossenses apresentaram precárias condições de saneamento, mas hoje a evidência da penúria tornou-se rotineira e dramática. Em Nova Xavantina, uma pequena parte da população padece com a trágica realidade, porém as mais carentes sofrem com malefícios à saúde e a degradação das condições de vida na cidade.
Em Nova Xavantina, estudos mostram que não há universalização da distribuição de água potável, em vários deles a qualidade da água distribuída é questionada pela população.
Em um levantamento realizado pelo Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, aponta vários problemas na água da zona rural. Vendo a necessidade de melhorias, o vereador Eduardo Ribeiro, solicitou por meio de indicação, providência imediata.
Na indicação, Eduardo pediu um plano de ação emergência para fornecimento de água potável para os munícipes das localidades dos Projetos de Assentamento Rancho Amigo e Banco Safra.
Segundo o vereador, a mencionada indicação se norteia pelas evidencias enfocadas de levantamentos atualmente coletados, onde se evidenciou a necessidade de se tomar providencias em relação a melhorias no sistema de fornecimento de água de referidas localidades.
PMSB
O PMSB, instrumento de planejamento e de gestão dos serviços públicos de saneamento básico – água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana – é realizado em convênio da Funasa, UFMT, governo do Estado, em parceria com a AMM e abrange os municípios com menos de 50 mil habitantes.
Comente abaixo: