NOVA XAVANTINA

Vereador quer que empresas embarquem idosos de Nova Xavantina em qualquer horário

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Empresas alegam estar cumprindo determinação da ANTT

O vereador Dr. Eduardo Ribeiro (DEM) comprou a briga dos idosos de Nova Xavantina contra as viações que fazem linhas intermunicipais e interestaduais no município.

Em requerimento às duas empresas, Dr. Eduardo solicitou informações a respeito das passagens oferecidas por lei aos idosos e quais são os horários que os mesmos tem acessos a essas viagens.

O objetivo do vereador é fazer uma denuncia contra as empresas, para que as mesmas sejam obrigadas a embarcar os idosos beneficiados com a passagem, em qualquer horário.

Segundo a assessoria da empresa Viação Xavante, para as viagens Intermunicipais (dentro do estado), as passagens dos idosos são emitidas para qualquer horário; no entanto, para viagens para fora do estado, os idosos beneficiários das passagens gratuitas, só podem embarcar em horários especiais.

Para as viagens interestaduais, as Viações Xavante e Verde estão embarcando idosos apenas de madrugada (5 horas) e as 8 da manhã.

“Isso é uma falta de respeito com os idosos. Nos ônibus rodoviários que fazem viagens interestaduais, os idosos (maiores de 60 anos) e com renda inferior a 2 salários mínimos têm direito a reserva de 2 vagas gratuitas em cada veículo do tipo convencional. O benefício é válido para todos os dias e horários.”, explicou Dr. Eduardo.

Contrariando informações distorcidas, as empresas Xavantes e Verde informa que o idoso pode dirigir a qualquer guichê para solicitar sua passagem gratuita em qualquer horário; Seja na parte da manhã, tarde, ou a noite; mas, o horário da viagem interestadual será em horário especial conforme descrito acima.

BENEFÍCIOS

Além das 2 vagas gratuitas, as empresas prestadoras do serviço também devem conceder aos idosos com renda inferior a 2 salários mínimos um desconto de 50% no valor da passagem para os demais assentos do veículo do tipo convencional. Para garantir o benefício é necessário entrar em contato com empresa responsável pelo transporte em até 6 horas anteriores ao horário da viagem (para trechos de até 500 km) e 12 horas anteriores ao horário da viagem (para trechos acima de 500 km), verificando a existência de vaga e agendando a viagem.

Para garantir a gratuidade, basta que o idoso apresente um documento pessoal que comprove a idade, além de um comprovante de renda. Para aposentados o comprovante de renda pode ser o extrato do INSS, um comprovante emitido pela Previdência Social, ou o Demonstrativo de Crédito de Benefício , documento emitido em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal junto com o extrato bancário. Para aqueles que não estão aposentados, é possível apresentar Carteira de Trabalho com dados atualizados ou holerite/contracheque do último pagamento. Também é possível comprovar renda com o cartão do idoso.

Veja vídeo da ANTT

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias