Criada há um ano pela Assembleia para investigar e apurar possível formação de cartel de frigoríficos em MT e checar a concessão de financiamentos e incentivos fiscais, a CPI foi concluída neste mês e sem alarde dos deputados.
A CPI trouxe em seu relatório 12 sugestões, propostas e encaminhamentos. E nenhuma punição ou abertura de investigação.
Propõe, por exemplo, que sejam reabertas 5 empresas frigoríficas, sendo elas a Mato Grosso Bovinos, em Mirassol D’Oeste; Frigorífico Juruena, em Juruena; Brasfri, em Nova Monte Verde; JBS S/A, em Vila Rica e Brasnorte; e Marfrig Global Foods, em Nova Xavantina.
Além da proposta de reabertura das plantas frigoríficas, o projeto sugere ao Governo do Estado de Mato Grosso que através do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) realize uma atualização do cadastramento de propriedades rurais e da declaração de rebanho bovino.
Também será recomendada ao Governo uma adequação do quadro de médicos veterinários do Indea. O objetivo é que os profissionais realizem inspeções mais constantes nos frigoríficos de abate para que o produto final possa ser comercializado em todo o território nacional.
Em uma audiência com o governador do estado, o prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz (Cebola), solicitou ainda a colaboração do governador para articulação em prol da reabertura do frigorífico em Nova Xavantina. “A planta é uma das mais modernas e ficamos sabendo dessa possibilidade de reabertura”, defendeu. Para auxiliar na resolução, o governador afirmou que irá realizar uma reunião com a empresa responsável para intermediar a situação.
CPI
O trabalho teve cinco eixos de atuação: estudo das implantações das 45 plantas frigoríficas com Serviço de Inspeção Federal (SIF) instaladas em Mato Grosso; capacidade instalada das plantas frigoríficas no Estado; estudos acerca dos impactos sociais e econômicos da atividade; levantamento da saída de bovinos vivos de Mato Grosso para outros estados e estudo sobre a formação de preço da arroba em Mato Grosso.
Ao total, foram realizadas 24 reuniões ordinárias, 4 reuniões especiais e 1 reunião reservada. Além disso, foram realizadas 52 oitivas com a presença de 52 testemunhas.
Comente abaixo: