Nova Xavantina é uma cidade com cenário de rara beleza natural. Cercada pela Serra do Roncador e banhada pelo lendário Rio das Mortes – a cidade possui diversas cachoeiras distribuídas nos quatro cantos do município. Uma delas, a mais famosa, é a “Cachoeira da Saudade”, situada na região da Ilha do Coco.
Um grupo de banhistas passou por um grande susto na ‘Cachoeira da Saudade’ ao serem pego de surpresa com uma forte ‘cabeça d’água’, proveniente de uma possível ‘tromba d’água’ ocorrido na região. Tudo teria acontecido na tarde deste sábado (25). Ninguém ficou ferido.
O volume de água da cachoeira subiu repentinamente que forçaram banhista a saírem correndo da cachoeira. Não houve necessidade de resgate.
De acordo com o professor de Biologia, Valdo Marques, a tromba d’água é a chuva forte que cai localizada que provoca enchente na cabeceira de rios, córregos e cachoeira. Já a cabeça d’água é um fenômeno proveniente da chuva que cai em um determinado lugar, principalmente em serras, e aumenta o nível de água, podendo provocar uma enchente. Este tipo de fenômeno se forma quando há forte calor e alta umidade do ar.
“Poderia até estar fazendo sol, mas se na cabeceira estiver chovendo, essa água pode descer pela nascente com muita intensidade e ir arrastando tudo que vê pela frente, como já aconteceu várias vezes nesta cachoeira”, explica.
Cachoeira da Saudade
O local é mais conhecido como cachoeira da Ilha do Coco, possui três quedas d’água, totalizando 22 metros, com paredões de pedra ideais para a prática de rapel. O local é de fácil acesso e possui área para camping. A cachoeira é muito visitada durante o período da seca (maio a outubro), mas fica dentro de uma área particular e a entrada precisa ser autorizada pelo proprietário.
Comente abaixo: